Cruzeiros, temáticos e acessíveis
“fazer um cruzeiro pode ser muito
acessível”
Cada
navio tem um nome, sendo que o mesmo navio pode ter vários tipos de cruzeiros. As
espécies de cruzeiros se dão de acordo com o destino, número de diárias e/ou
temas.
Há
muitos cruzeiros temáticos: Réveillon, Carnaval, Solteiros, Religiosos, Dança,
etc. Mas há um tema que é sensação em todos os navios de cruzeiros! Advinha
qual é ?
Antes,
vale dizer que nos cruzeiros as pessoas poderiam ser dividas em três grupos: Conectados,
Offline e Intermediários.
Como
não há sinal de internet em alto mar, os Conectados - assim que entram no navio
- agilizam a compra de pacotes de dados para poder usar via wi-fi do Navio.
No
navio há inúmeras atrações: piscinas, bares (e seus drinks maravilhosos), shows
(artísticos e musicais internacionais), SPA, lojas, etc. Mas são os pontos de
internet - onde o sinal é melhor – são os preferidos das pessoas Conectadas.
Os
Conectados até vão aos demais locais do navio, como às piscinas e restaurantes,
mas sem tirar o olho do seu smartphone,
pois este é a grande sensação, embora algumas atrações sejam inéditas para
muitos, como o cassino. Ah, sim! Em todos os ambientes o selfie rola solto, afinal é preciso postar e exibir-se nas redes
sociais.
Durante
as paradas do navio, há quem se recuse a descer do navio e fazer passeios externos
para lugares rústicos onde não haja acesso à internet.
“Espreguiçadeiras
à sombra” são preferidas em relação àquelas que estão “ao sol”, não em razão da
proteção para a pele, mas porque a luminosidade do sol atrapalha o uso da tela.
Recreadores
ficam relativamente ociosos, pois boa parte das crianças preferem (com
‘anuência’ dos pais) a “interação” virtual usando os smartphones.
Aquelas
cenas de casais em restaurantes nas quais cada um está com “cara enfiada” no
celular..., no navio isso é ampliado, pois - sendo necessário se compartilhar
as mesas com até 10 lugares - cada um está apreciando mais o seu celular do que
às magníficas comidas e às eventuais boas conversas e novas amizades.
Seria
um grande sucesso se uma empresa divulgasse um cruzeiro com o tema “Connect” ou
“Tecnology”. Não precisaria de grandes investimentos: atores, shows, bebidas e
comidas elaboradas, inúmeros funcionários, etc. Substancialmente, bastaria disponibilizar
acesso à internet em alta velocidade - por wi-fi
- em todo o navio (sobretudo nas cabines “individuais”), estando o custo já
incluso no pacote.
Opcionalmente,
poderia ser oferecido seguro para o celular que viesse a cair no mar, na piscina
ou dentro do copo. Lojas de celulares e periféricos a bordo fariam muito
sucesso.
De
todo modo, aos consumidores com o perfil Conectados, fazer um cruzeiro pode ser
muito acessível.
Explico.
Utilizando a internet de sua própria casa, pode-se assistir vídeos de cruzeiros
e seus atrativos pela TV, mas ao mesmo manuseando os aplicativos do smartphone. Um trágico “cruzeiro
virtual” !
Tais
pessoas experimentarão sensações bem parecidas com as que sentiriam se
estivessem embarcados num navio de verdade; entretanto, com a vantagem de
economizar o valor do pacote turístico.
Outra
‘vantagem’ do “cruzeiro virtual”: não sentir o odor das águas do Porto de
Santos e da Baia de Guanabara. Mas para dar mais realidade ao “cruzeiro
virtual”, pode-se imitar tal odor ao deixar o banheiro sem acionar a descarga
por três dias.
Mas,
e sobre os grupos dos Offline e Intermediários, não será dito nada ? São uns
“coitados”, não sabem aproveitar direito a ‘conexão’ dos cruzeiros... (conforme
pensam os Conectados).
Outrora,
já foi a maior sensação entre os cruzeiros na costa brasileira o show do “Rei
Roberto Carlos”. Agora o frenesi é o Show do Rei ‘O Smartphone’ !