Slow food, slow life e fast spirit

 

“Virando hábito é só alegria!”

 

Slow food (comer lentamente) é um movimento cujos adeptos buscam uma maior qualidade na alimentação: apreciam lentamente a comida, preparam seus próprios alimentos e/ou buscam alimentos de melhor qualidade valorizando os produtores e respeitando valores ambientais.

 

O slow life (viver lentamente) é um movimento ainda mais amplo, pois busca um estilo de vida melhor sem o ritmo frenético da modernidade, ainda que para tanto se trabalhe e se consuma menos.

 

Independentemente do movimento “slow”, vê-se que as pessoas estão preocupadas em cuidar da sua saúde para assim evitar doenças e ter mais qualidade de vida. Personal training (treinamento pessoal) é algo frequente em que o cliente recebe um treinamento individualizado por um preparador físico.

 

Estão preocupadas com sua formação profissional e/ou intelectual e assim investem tempo no trabalho, cursos, leituras, coaching. O coach (treinador) é um profissional que auxilia o cliente a alcançar metas pessoais e/ou profissionais.

 

As pessoas estão preocupadas com a educação dos filhos, e para tanto investem em boas escolas, cursos, etc.

 

Há inúmeras preocupações que já todas justas (como a formação patrimonial, etc., etc.). Mas... senão todas, a maioria das pessoas ao chegarem ao final da vida tem toda a sua preocupação em saber o que será do seu espírito/alma. Serão salvas? Irão para o céu?

 

Aí entra a questão do fast spirit (espírito rápido). É forma rápida com que a pessoas cuidam da sua vida espiritual, sobretudo em tempos de modernidade. A pretexto do livre arbítrio, muitos acabam deixando em segundo plano a vida espiritual; preferindo dar mais atenção à saúde, formação profissional, carreira, etc.

 

Mas, ao passar pela “entrevista” que ocorre às portas do céu, o Criador vai valorizar quem investiu tempo cuidando da saúde, educação dos filhos, trabalho, etc.

 

No entanto... embora o Criador saiba de tudo, Ele lhe perguntará acerca da vida espiritual:

 

- Meu filho quanto tempo e dedicação você investiu em sua espiritualidade? Ops!

 

- Meu filho, mas durante a vida terrena você tinha à sua disposição celebrações nas igrejas. Você ia ao menos uma vez por semana ?

 

- Você teve à sua disposição inúmeros exemplares da Bíblia Sagrada, o “Manual de Instrução do Ser Humano” feito pelo próprio fabricante (o Criador), utilizou-se de alguns ‘colaboradores’. Você a leu ? (principalmente o Novo Testamento, que narra o exemplo de vida de Jesus, digo de nos inspirar).

 

- Deixei à sua disposição a possibilidade de fazer retiros em silêncio, como Jesus e Moises faziam quando queriam falar Comigo (Deus) de forma mais profunda. Chegou a fazer algum ? (Venha à parte, para algum lugar deserto [silencioso], e descansai um pouco – Evangelho de Marcos 6, 31).

 

- Deixei a possibilidade do personal spirit, um treinamento pessoal e individualizado - orientado em conversas periódicas com sacerdotes e pastores vocacionados - para alcançar metas na vida espiritual.

 

Ainda dá tempo! Agora, imaginar que quando der vontade eu vou lá e faço... esqueça! No começo custa, mas depois vira hábito, e aí “é só alegria”!